Como funciona o cartão de proximidade

cartao-acesso-proximidade-01

Cartão de Proximidade. No caso do leitor de cartão, a identificação pode ser realizada de três maneiras: pela inserção do cartão, pelo deslizamento do cartão através de uma fenda nas extremidades do aparelho de leitura ou pela simples aproximação do cartão, sem a necessidade de inseri-lo no dispositivo.
Uma vez que o cartão já está cadastrado com todos os dados do usuário (nome, identidade e cargo/curso), basta que ele seja aproximado do visor de leitura para que a pessoa seja prontamente identificada e o acesso liberado ou não.

Um dos grandes benefícios do uso dos cartões de proximidade para a empresa, diz respeito à imagem que a empresa transmite para os seus profissionais, clientes e demais pessoas que a frequentam uma sensação de profissionalismo e compromisso com a segurança dos seus espaços de trabalho. Essa reação proporciona o aumento da credibilidade da empresa tanto para o público interno quanto externo.

Cartão de proximidade em empresas

Em organizações é comum que cargos superiores possuam maior acesso a certas informações, por exemplo, confidenciais e estratégicas. A restrição ajuda tanto na segurança dos dados, com pessoas de dentro não autorizadas e pessoas de fora da empresa, como no controle hierárquico entre os setores.
O armazenamento de dados no cartão de acesso de segurança como os dados pessoais do funcionário ou número de matrícula de um aluno, por exemplo, serve, também, para o controle do setor de departamento pessoal. Por meio dele, é possível monitorar marcação de pontos, entradas e saídas em dependências da firma e seus horários, facilitando o cálculo do total de horas a empresa.
A adoção de cartões de acesso de segurança em empresas, estabelecimentos e afins, já é uma prevenção, o que ajuda na economia com profissionais para supervisionar a entrada de visitantes e funcionários em dependências da empresa ou na própr

images?q=tbn:ANd9GcS0VACoO_glx6GjQMTvDnWN-L_LvhOkOXu1FRDpcnHbK7PGblbv
carta%CC%83o-de-proximidade
É seguro usar cartão proximidade

Enquanto as chaves podem facilmente ser copiadas, cartões RFID possuem identificação individual, não só dificultando a clonagem como também possibilitando, em alguns modelos de fechadura, a identificação do horário em que determinado cartão foi utilizado.O custo de uma unidade de cartão RFID é incrivelmente baixo, considerando a longa vida útil dele quando corretamente manuseado e armazenado. Pode levar anos até que seja necessário substituir por um cartão novo. Além disso a segurança do imóvel é maior, já que em caso de perda é possível bloquear o cartão, permitindo que algum desconhecido a utilize.Seja utilizando a fechadura digital em empresas ou residências, mesmo que o usuário esqueça de levar o cartão ainda será possível que ele entre no imóvel com segurança, já que as fechaduras digitais oferecem um meio secundário de identificação, como senha numérica ou mesmo identificação digital.