Quando devemos optar por antena coletiva no condomínio

Antena coletiva para condomínio

500x500_instalacao-e-manutencao-antenas-coletiva-parabolica-antena-digital-casas-comercio-condominio-1812965-5b8014a980653

Apesar de muito comum, a antena coletiva para condomínios ainda é alvo de muitas dúvidas para síndicos e moradores. O equipamento é uma nova opção para levar uma imagem de qualidade para as televisões, sem que isso implique em gastos, aluguel de aparelhos e uma instalação trabalhosa. Muitos condomínios ainda têm as antenas coletivas recebendo o sinal analógico. A maior vantagem da antena coletiva, além de poder levar o sinal digital para todo o condomínio, é a manutenção mais barata, já que os custos podem ser rateados entre os moradores.

Outro ponto positivo é a menor quantidade de fios e cabos, e menos antenas, ocupando menos espaço no telhado do prédio.

A desvantagem da antena coletiva de TV por assinatura, por exemplo, é que

algumas operadoras se negam a instalar de forma coletiva já que para elas é mais

vantajoso – economicamente falando – instalar várias antenas individuais.

Para ter uma antena coletiva, o condomínio precisa ter uma tubulação específica para sua instalação. O ideal é contar também com amplificadores de sinal, que melhoram ainda mais a recepção via antena.

Esses serviços devem ser feitos por empresa especializada e idônea e não

pelos funcionários do próprio condomínio, que não têm capacitação para isto.

 

Veja como instalar

 

a instalação da antena é feita seguindo os dutos pré-instalados na estrutura do prédio ou ainda através dos shafts por onde o cabeamento também pode ser passado. Além disso, é indispensável o uso de amplificadores, distribuidores e TAPS (tomadas amplificadoras). Ele garante ainda que não há diferença de sinal entre prédios de grande e pequeno porte.

Os cabos da antena coletiva não devem ser instalados junto aos cabos de energia, pois podem gerar interferências na recepção tanto do sinal analógico quanto do digital.

É fundamental que o cabo coaxial (que distribui o sinal para os apartamentos) seja compatível com a TV digital. É também necessário verificar se as tomadas de TV permitem a passagem do sinal de UHF.

Esses aspectos também devem ser observados ao se considerar a compra ou o

aluguel de apartamentos.

 

Manutenção da Antena Coletiva

 

A manutenção do sistema de antena coletiva é de responsabilidade do condomínio. Normalmente todos os condomínios tem um profissional contratado que faz a manutenção mensal do sistema.

Outro conselho é realizar frequentemente revisões nos cabos, pois eles podem deteriorar-se e deixar os moradores sem sinal.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Quando devemos optar por antena coletiva no condomínio
Author Rating
51star 1star 1star 1star 1star

About the author: Alexandra Cestari

Leave a Reply

Your email address will not be published.