Sistema de controle de acesso Biométrico em Condomínio.

Por que os condomínios estão optando pelo sistema de controle de acesso Biométrico

Envera-Access-Control-1024x576

O uso do sistema de controle de acesso biométrico para condomínios vem se intensificando devido ao aumento da violência nas cidades, o acesso as áreas do condomínio são realizadas através da leitura da biometria de cada condômino, que é registrada e armazenada em um terminal biométrico interligado a um software de gerenciamento de acesso garantindo assim a segurança dentro do condomínio.

Hoje existem sistemas de controle de acesso que gerenciam o acesso de moradores, visitantes, empregados, prestadores de serviço e veículos. Nestes sistemas cada usuário possui um tipo de cadastro. Sendo assim, existem sistemas que controlam eclusas, tanto de pedestres quanto de veículos, com ou sem biometria.

images?q=tbn:ANd9GcQ5WkCk2Z5rjKvnQJzEYKqnZ49hI6lChnCmr16PJeepyttALoR3ZQ

Quais as desvantagens de uso de sistema de controle de acesso Biométrico

Apesar dos benefícios, existem alguns contras que estão associados com a biometria. Por exemplo, sistema de impressão digital é menos conveniente no caso de os usuários mudarem frequentemente, como em centros de negócios e escritórios onde novos funcionários são frequentes.

Embora os custos de manutenção sejam baixos, o custo de instalação é alto em comparação com outros sistemas de controle de acesso. Por último, houve alguns casos em que os sistemas biométricos não reconhecem certas pessoas.

Quais as vantagens de uso de sistema de controle de acesso Biométrico.

As vantagens são bem maiores do que as desvantagens. Confira as principais vantagens do controle de acesso biométrico.

1 – É muito cômodo não precisar utilizar chaves, senhas nem cartões para entrar em casa.  Chaves e cartões podem ser perdidos e copiados e senhas podem ser esquecidas. Na biometria, você só precisa do seu corpo, e ele estará com você por onde for.

2 – A técnica permite ao morador ter acesso aos registros das pessoas ligadas a ele que entraram no prédio e em quais horários ocorreu. O síndico também consegue checar os horários de entrada e saída dos funcionários do condomínio e de funcionários domésticos dos apartamentos, por isso se torna mais seguro.

3 – A possibilidade de fraudes ou falsificações é muito menor no sistema de controle biométrico. Afinal, clonar as características individuais do indivíduo é praticamente impossível, o que potencializa o nível de segurança.

4 – Um dos problemas mais comuns para quem gerencia a segurança de empresas é lidar com perdas e esquecimento de senhas por parte dos funcionários. Isso acaba colocando em risco o controle de acesso aos ambientes, já que qualquer pessoa pode se apropriar de uma senha eletrônica. Como a biometria utiliza as características biológicas dos indivíduos, sua utilização elimina esse problema.

5 – Outro diferencial importante do controle de acesso por biometria é a possibilidade de armazenar as informações sobre a entrada de pessoas no local. Dessa forma, é possível consultar o histórico para saber quem esteve no ambiente em determinada data e até identificar o tempo que a pessoa ficou no local.

About the author: Alexandra Cestari

Leave a Reply

Your email address will not be published.